Início » 2014 » Julho » 13 » [TUTORIAL]: Como criar seu próprio servidor de Minecraft

[TUTORIAL]: Como criar seu próprio servidor de Minecraft

Você está entrando na onda do Minecraft para PC? Isso porque depois de testá-lo primeiro para console como PlayStation ou Xbox ficou viciado?

Então você já deve ter percebido que criar jogos multiplayer não é nada fácil.

Você pode simplesmente pagar 13 dólares por mês para a desenvolvedora do Minecraft, a Mojang, pelo Minecraft Realms, que possui um modo multiplayer facilmente configurado em um servidor externo.

Se você for criar seu próprio servidor, com direito a um fórum para jogar com um grupo próximo de família ou amigos, siga essas dicas. Uma delas deve servir pra você.

1. DOWNLOAD DO SERVIDOR OFICIAL DO MINECRAFT

O Minecraft faz seu próprio servidor multiplayer e o sustenta completamente. Mas vale avisar que pode ser assustador configurá-lo se você for um novato, pois não é nada fácil.

Baixe o aplicativo do servidor do Minecraft aqui para começar. Se você já for abrindo o aplicativo sem ler o tutorial, pensando que você já sabe de tudo, você não vai conseguir fazer nada. Você deve ler o tutorial e as informações contidas na página. Do início ao fim. 

Veja o tutorial deles para criar um servidor aqui:
http://minecraft.gamepedia.com/Setting_up_a_server

OBS.: O tutorial acima está em Inglês. Se você não entende Inglês e quer traduzi-lo usando o Google Tradutor, clique aqui.

OK, sobre esse tutorial: se você não sabe nada de Java, redes e afins, você vai se assustar. SÉRIO. Tire umas duas horas do seu dia, tente a sorte e leia o tutorial CALMAMENTE. Não pule nenhuma etapa, se não vai ser difícil entender.

Se ainda parece assustador pra você, tem uma outra opção.

2. BUKKIT

Há várias opções de criação de servidores alternativos para o Minecraft, mas a melhor, mais estável e com recursos completos é o Bukkit.

O que faz do Bukkit uma ótima opção é o fato de estar sempre em dia, se adequando ao Minecraft a cada atualização (e olha que a Mojang atualiza o Minecraft TODA HORA) e por criar o próprio servidor deles pra você usufruir. Há opções diferentes disponíveis para sistemas operacionais diferentes, e eles possuem um tutorial, o qual vocês podem encontrar aqui.
OBS.: O tutorial mencionado está em Inglês. Se você quer traduzi-lo para o Português usando o Google Tradutor, clique aqui.

Se você deu uma olhada primeiro na opção do servidor da Mojang acima, você verá que o tutorial da Bukkit é bem mais fácil de ser executado. É bem menor e não tem muitos termos técnicos, o que faz a opção da Mojang ser tão assustadora.

Uma ótima curiosidade sobre a Bukkit é que você pode instalar mods por fora, o que faz dele um jogo completamente diferente. O que nos leva a:

2A. MODS NO BUKKIT

É agora que você pode despertar seu espírito de um Minecraft gamer.

A comunidade do Minecraft criou vários mods bem legais para tornar o "vanilla Minecraft" em um jogo completamente diferente. Tipo um atirador em primeira pessoa, por exemplo.

Assim que você tiver instalado um vanilla do Bukkit, você pode adquirir esses mods online.

Entenda a diferença entre vanilla Minecraft e uma versão de mod clicando aqui, mas não se empolgue ao ter uma versão de mod ainda. É bem complicado fazer com que um mod funcione em uma versão local do Minecraft, posta sozinha em um servidor. Vá com calma aqui, galera.

Aprenda a configurar seu mod favorito (alguns funcionam em versões diferentes), fuça um pouco e descubra o que funciona melhor pra você. Volte assim que você possuir uma administração de servidor básica.

3. E SE FOR MUITO COMPLICADO????

Aí provavelmente será melhor você adquirir o Minecraft Realms. Não leve isso como uma derrota. Essas coisas são complicadas mesmo. Não é a toa que a maioria desses servidores são administrados por gente que entende bem do assunto. O conhecimento deles estão acima de muita gente.

Ao decorrer do tempo se torna caro. Então decida se 13 dólares por mês vale mesmo a pena pra poder jogar com facilidade e sem esforço.

Via: Chieftain Blogs

user
por Creeper
avatar