Início » 2013 » Outubro » 23 » Minecraft pode ensinar física quântica

Minecraft pode ensinar física quântica

Editora Globo

O Google possui uma divisão chamada Quantum A.I. Lab Team, que estuda possíveis aplicações de física quântica para novas tecnologias em Inteligência Artificial. E o último projeto desse laboratório é, justamente, popularizar esta ciência e torná-la mais acessível ao público geral, principalmente para as crianças. Como fazer isso sem apelar para textos densos com conceitos abstratos? Usando o método da experimentação em uma plataforma acessível e divertida - o Minecraft.

O Quantum A.I. Lab Team se juntou com o Minecraft Edu e com o Instituto Caltech para criar um modpack do jogo, batizado de qCraft. Lá, jogadores podem experimentar os padrões dos comportamentos quânticos dentro do mundo de Minecraft, com blocos novos que demonstram a mecânica quântica através de fenômenos como entrelaçamento quântico, sobreposição e dependência do observador. "Não é uma simulação cientificamente perfeita, mas é uma forma divertida para que jogadores vejam como funciona a mecânica quântica fora de apostilas", diz o post do Google+ que apresenta o projeto.

Confira o vídeo de demonstração do projeto:


"Construímos o Quantum A.I. Lab para explorar o potencial da computação quântica e fazer novas perguntas. E uma dessas novas perguntas é - de onde virão os futuros cientistas de computação quântica? Nosso melhor palpite é: do Minecraft. Milhões de crianças passam horas no jogo, não apenas cavando buracos e lutando com monstros, mas construindo edifícios, naves espaciais e computadores programáceis, tudo no nome da experimentação e da descoberta. Queremos que essas crianças inteligentes e criativas se interssem por física quântica", continua o post de apresentação.

dO qCraft está disponível para download através este site.

user
por Creeper
avatar