Início » 2016 » Março » 16 » Microsoft vai usar Minecraft como campo de teste para inteligência artificial
Minecraft inteligência artificial

Microsoft vai usar Minecraft como campo de teste para inteligência artificial

A Microsoft Research anunciou o desenvolvimento de uma plataforma que irá utilizar o mundo virtual de Minecraft para montar, desenvolver e testar sistemas de aprendizado para Inteligência Artificial.
Desenvolvida na Microsoft Cambridge e batizada de AIX, a plataforma estará disponível em um regime de open source ainda esse semestre.

Segundo o comunicado oficial, ela “permite que cientistas de computação usem o mundo de Minecraft como um campo de teste para conduzir pesquisas destinadas a aperfeiçoar a inteligência artificial”. A AIX foi ideia da pesquisadora Katja Hofmann, do grupo de Aprendizado de Máquina e Percepção da Microsoft, que estava frustrada pelas limitações de outras plataformas de pesquisa que utilizavam jogos mais simples para o desenvolvimento de inteligência artificial.

Para Hofmann, “Minecraft é a plataforma perfeita para este tipo de pesquisa porque é um mundo muito aberto. Você pode fazer o modo de sobrevivência, você pode fazer ‘build battles’ com seus amigos, você pode percorrer percursos, você pode implementar seus próprios jogos. Isso é realmente fascinante para inteligência artificial porque isso nos permite criar jogos que vão além da capacidade atual”.

Minecraft inteligência artificial

Um dos grupos envolvidos na pesquisa, do laboratório de Nova York da Microsoft Research, cita o exemplo de subir uma colina em Minecraft até o seu ponto mais alto. O sistema precisa entender quais são os fatores importantes para atingir seu objetivo, como é o ambiente que o circunda e o que é irrelevante para concluir sua missão. Os pesquisadores não irão ensinar ao modelo sobre o perigo da lava ou o risco de afundar em um rio.

A pesquisa não visa desenvolver um robô capaz de executar uma função em específica, mas criar uma inteligência realmente capaz de apreender o mundo ao seu redor, tirar conclusões e aprender a melhor forma de executar essa função. Através de tentativa e erro, como um humano faria, a inteligência artificial irá descobrir as regras internas desse mundo que habita.

A plataforma AIXC consiste em um mod para a versão Java do jogo, além de códigos e documentação para ajudar os desenvolvedores a criarem seus próprios agentes de Inteligência Artificial capazes de interagir dentro de Minecraft. O AIX será compatível com Windows, Linux e Mac OS e os desenvolvedores poderão criar seus projetos com qualquer linguagem de programação.

user
por Steve
avatar