Início » 2015 » Janeiro » 25 » Mais de 1.800 nomes de usuário e senhas do Minecraft foram vazados

Mais de 1.800 nomes de usuário e senhas do Minecraft foram vazados

Um aviso feito pelo site alemão Heise mencionou que os hackers conseguiram roubar as senhas e os endereços de e-mail de login de mais de 1.800 contas alemãs do Minecraft. Essa informação agora está presente por inteira em texto no Pastebin, permitindo qualquer um a acessar as contas comprometidas e baixar o jogo de $27 de graça.

Com uma base de usuários de mais de 100 milhões de gamers de PC, o número de contas comprometidas é bem pequeno. Até o momento não se sabe como essas contas foram comprometidas, mas há uma especulação de que isso poderia ser só o começo de algo maior. Os hackers podem até ter guardado mais dados de contas de Minecraft para “publicar” posteriormente.

“Não há nenhuma menção da violação de segurança na página inicial do Minecraft, mas minha recomendação seria que se os usuários tiverem alguma suspeita de que suas contas possam estar expostas aos hackers, eles deveriam alterar suas senhas imediatamente,” disse o analista de segurança Graham Cluley. “É evidente que eles devem estar preocupados principalmente se eles estiverem usando a mesma senha em outros lugares da internet."

Cluley também ressaltou que com esses endereços de e-mail em mãos, os hackers não só vão saber quem está jogando Minecraft, como também poderiam mandar spam para esses jogadores com “caminhos” maliciosos relacionados ao jogo e links para sites falsos de Minecraft com vírus. As informações poderiam também ser utilizadas para acessar outras contas sem ser as do Minecraft também, se os jogadores estiverem usando os mesmos dados.

Aos jogadores de Minecraft que estiverem preocupados é recomendando alterar suas informações de login imediatamente. A Mojang dá dicas para criar uma boa senha aqui

Notícias da violação do Minecraft seguem atualizadas pelo SplashData na Segunda-feira, que lista as piores senhas de 2014. As 10 piores são “123456”, “senha”, “12345”, “12345678”, “qwerty”, “123456789”, “1234”, “beisebol”, “dragão” e “futebol”. Outras senhas ruins são “super homem”, “batman”, “111111”, trustno1”, “123123” e muito mais. Aos navegadores da internet é sugerido não usar suas datas de nascimento ou esporte favorito.

“A notícia ruim da minha pesquisa é que as senhas mais comuns usadas esse ano são bem parecidas com os anos anteriores,” disse o especialista de segurança online Mark Burnett. “A boa notícia é que parece que mais pessoas estão parando de usar essas senhas. Em 2014, as top 25 senhas representaram cerca de 2.2% de senhas expostas. Mesmo assustando, essa é a menor porcentagem de pessoas usando as senhas mais comuns que eu já vi em estudos recentes.”

A atualização da notícia de Claeys na Segunda-feira deu uma visão parcial do arquivo Pastebin vazado, mostrando que os primeiros gamers de Minecraft da lista não estão usando senhas básicas como “123456” e “superman”, o que é bom. De novo, os jogadores alemãs de Minecraft que estão preocupados de que seus dados podem ter sido distribuídos no arquivo Pastebin devem mudar suas informações de login agora.

Até agora não há nenhum pronunciamento de mais dados de Minecraft vazados de outros territórios como a América do Norte.

Via: Tomshardware

user
por Creeper
avatar