Se você nunca foi à Dinamarca, o “Minecraft” está aí para isso. O governo dinamarquês reproduziu inteiramente o território do país no mundo virtual do game, abrangendo de edifícios a montanhas. Os 43 mil quilômetros quadrados da nação nórdica foram transformados em um arquivo de 1 terabyte (TB) disponível para download gratuito até 23 de outubro.
Em “Minecraft”, uma espécie de Lego virtual, os jogadores utilizam blocos digitais para construir paisagens e edifícios. Como recriar a Dinamarca “manualmente” consumiria milhões de horas - o modelo empregou 4 trilhões de blocos - o governo conseguiu a façanha utilizando um software que versou para o ambiente do jogo as informações da Agência Dinamarquesa de Geodados.
Os desenvolvedores do método automático foram Simon Kokkendor e Thorbjørn Nielsen, funcionários do Ministério do Meio Ambiente daquele país. O resultado, segundo publicações especializadas, é acurado, apesar de o modelo reproduzir em formato plano todos os telhados do país.
O objetivo do governo é que o mapa virtual seja explorado em salas de aula, em lições sobre geografia e ciência, possibilitando aos estudantes visitar áreas remotas do território. O modelo é customizável, mas o governo baniu o uso de dinamite, um recurso corriqueiro no “Minecraft”.
“Minecraft” foi lançado em 2011 na Suécia e já vendeu cerca de 50 milhões de cópias em todo o mundo.
Via: O Globo